Para entrar em contato: sc_portella@yahoo.com.br ou (21) 9699.7368


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMO FOI PARAR AI ???????






Cada dia se aprende mais um pouco esta femea ja tinha colocado um ovo no ninho e o segundo foi parar ai?????? Já é uma femea na a 3º postura de 02 ovos e com 04 filhotes......

domingo, 20 de fevereiro de 2011

OVOS

Os dois ovos são da mesma fêmea e após 13 dias de choco o menor gerou um filhote, o outro também tinha um filhote porém não conseguiu nascer. QUAL FOI O MOTIVO? Pois foram chocados no mesmo ninho com a mesma fêmea.

ovos


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

o cuidado com os filhotes

Os filhotes em sua maioria não dão muito trabalho se as mães forem boas criadeiras.
Apenas temos que observar se estão bem alimentados e não estão chorando,colocar bons alimentos, o mais variado possível para a mãe pois vai ser assim q vc vai alimentando os seus filhotes.
Nos primeiros dias de vida dos filhotes a mãe limpa o ninho (com o bico);e com isto o nível de se ter problemas ( contaminação) é muito grande.
Eu gosto de usar 03 gotas de vitamina ( protovit) 04 gotas de nistatina e 07 gotas de uma mistura de ervas até o dia em que os filhotes são anilhados.
Esta mistura : Erva de santa maria, boldo, carqueja, tuia,

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

LIMPEZA DO CRIADORO

Eu, particularmente, gosto de pintar todo o criadouro com 1 saco de cal e 4gr de enxofre e 20l de água. Nos meses de maio e junho.
O primeiro metro de baixo para cima (chão) de parede é pintado com a mesma mistura acima e adiciono + 3 ml de inseticida, diminuindo bastante a incidência de insetos não desejados(formigas , baratas..etc).
As prateleiras são lavadas com sabão de coco + formaldeido e quaternário de amonio. Esta mistura é bastante eficiente.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Boas Femeas : As grandes criadeiras de um plantel tem uma carracteristica bem marcante sempre evacuam quando estão criando na parte oposta ao ninho. Neste periodo é mais facil de observar pois elas normalmente evacuam no macimo 02 veses por dia. Tem tambem que ser as que comem de tudo pois os filhotes necesitam de um grande nunero de alimento primcipalmente nos 7 primeiros dias de vidas e é o que vai determinar o tamanho dos filhotes.
Nos 3 primeiros dias de vida dos filhots eu costumo nao mecher no filhotes pois a femea ainda esta no periodo de adaptação ou seja troca do ovo para os filhotes (foi muito comum no inicio da criação a perda de filhotes por causa disto é muito dificel se conter principalmente se for os primeiros filhotes) apartir dai eu costumo ajudar as mães com uma mistura de cc-abium + farinha de minhoca+ protovit+nistatina+agua. A mistura (mais agua) fica mais liquida  nos dias mais quentes ajudando a hidratação fos filhotes.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

                                                 femea com 21 anos 21/01/1990




                      femea(11/10/2009) com 11 meses com 02 filhotes e chocando 02 ovos
Mistura comum                               Mistura para a muda

60% alpiste                                         55% alpiste
25% milho alvo                                    25% milho alvo
05% milho alvo vermelho                     05% milho alvo vermelho
05% arroz pacholinha                           10% arroz pacholinha
05% senha                                           05% senha

O primeiro sinal de que a femea esta aprontando e o seu almento de apetite,principalmente e visivel na quantidade de farinhada que ela come.

O puchar de palha e brincar com ela colocando no ninho os filhotes os fasem com a mesma destresa das femeas aprontando, porem é muito importante principalmente na primeira postura (de cada temporada) , pois estimula as femeas a colocar os ovos no local correto ou para voce ver onde deve colocar o ninho.

Filhote chorando é comida de predador: portanto quando os filhotes estiver chorando pedindo comida sem  que o casal o esteja alimentando pode procurar onde esta o problema. Em sua maioria o filhote não esta abrindo o bico para ser alimentado dar uma papinha com 01 gota de vitamina com 04 gotas de nistatina para cada 05 ml de agua. Tem que ser alimentalo a cada 2 horas e mantendoo no conviveo com a mãe ate que o chororo pare.

Anilhando os filhotes não tem uma data precisa (04 a 10 dias de vida) pois vai depender muito do filhote e da mãe pois depende da quantidade que vai ser absorvido pelo filhote tem que ser no visual pois se for colocado muito antes vai ser arrancada pela femea como sugeira e em sua grande maioria sera perdida.
                                                 filhota com 10 meses
                                                   femea com 20 anos
                                                     femea com 20 anos