Para entrar em contato: sc_portella@yahoo.com.br ou (21) 9699.7368


quinta-feira, 31 de março de 2011

ANCIEDADE

Como eu sempre prego a melhor coisa foi ter iniciado a criação de curios, pois não temos como antecipar nada como eu sempre fiz, sempre trabalhei com produção e tempo e movimento, cada segundo, cada giro de uma maquina, cada passada a mais de um operário, é menos um produto produzido
Já na criação temos o período de muda, de aprontar, de galar, de chocar, de nascer e de crescer ou criar os filhotes, não temos como interferir podemos apenas ajudar pois a mamãe natureza não nos permite muito mais que isto.
Ai descobri o grande valor da vida pois nos não temos como interferir em nada que ela toma conta, tudo tem o seu tempo, como já foi dito nos conhecemos do espaço da velocidade mais do tempo não sabemos nada, apenas podemos ajuda la
Esta narrativa toda foi por causa de um criador iniciante que ainda não aprendeu as regras dela e ao observar os ovos achou que esta vão vazios com 10 dias de choco e ao quebrar qual foi a sua ingrata surpresa tinha um filhote.

segunda-feira, 28 de março de 2011

CUIDADO COM AS FEMEAS CHOCANDO

Como eu ja tinha falado todo o cuidado é pouco com as femeas chocando e nos primeiros 10 dias de vida dos filhotes.
Fui para São Paulo ver a neta (LAURA) fiquei por la 03 dias e foi o suficiente para perder 04 filhotes por falta de agua para banho e os filhotes não conseguiram romper a casca do ovo.
Por mais que voces queiram para se ter grandes resultados  necessitamos de duas ( 02 ) horas por dia de observação e estudo do seu plantel, mais nao resolve se for continua tem que ser 30 minutos de manha, 30 no almosso, 30 no cafe da tarde e 30 antes de apagar a luz.
Todo animal vai lhe dar informações do que esta querendo, é so ele ter confiança em vc?
Olhos e feses tem de ser observados regularmente, qualquer alteração vai lhe indicar o que esta ocorrendo com eles.

quinta-feira, 24 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

FEMEAS CHOCANDO

Todo cuidado com as fêmeas no período de choco é pouco pois temos umas que só em vc tentar olhar os ovos elas abandonam o ninho então vc tem que conhecer bem o seu plantel, o melhor é colocá-las em um local com pouco movimento ou seja na prateleira mais alta do seu criadouro até ter um completo conhecimento de cada uma delas.
Temos que ter sempre tudo anotado pois só assim não teremos surpresas desagradáveis como a que me ocorreu, esqueci de colocar banho para a fêmea nos tres dias que antecede a eclosão, o filhote não conseguiu se descolar do ovo e a mãe ao tentar limpá-lo jogou fora como se fosse só casca, e ao cair não resistiu à queda.
Temos que sempre manter os ovos umedecidos principalmente do 10º dia de choco até o nascimento dos filhotes, é muito fácil, temos que manter sempre a banheira com água limpa e a fêmea cuida do resto, caso ela não seja muito chegada a banho é so colocar a banheira embaixo do ninho e ir trocando a água pelo menos 02 vezes ao dia. Uma regra simples, que hoje eu não a cumpri e paguei por meu desleixo com a perda de um filhote, como eu sempre digo a mamãe natureza não permite falhas, errou vai pagar de alguma forma.
Isto tudo fica no pc e os calculos tambem facilita muito com uma rapida averiguada e temos :
- dia da primeira postura mais 7 dias = a verificação se esta galado
- dia da primeira postura mais 13 dias = nascimento
- dia do nascimento mais 5 dias = anilhamento ( ai o que mais vai importar é o tamanho do filhote tenho femeas que tenho que anilhar com 4 dias e outras que so com 8 dias de nascidos)

domingo, 13 de março de 2011

O PIRIPAQUE

Hoje estava na praça e comecei ficando tonto, sonolento e fraco aí fui para o carro mas continuava não melhorando até que fui para o bar e pedi um salgado. Só para tranquilizar, foi mesmo falta de alimento.
Mas estou escrevendo para agradecer aos amigos a colaboração e o carinho, um grande dia a todos com muita luz e paz e espero que nunca possa retribuir.........Joel ainda não vai ser desta vez que vc vai fazer o cabelo da viúva.........;rsrsrsrsrsrs

sexta-feira, 11 de março de 2011

desmistificação

Eu sempre ouvi dizer que o que ajudava a chocar os ovos eram as penas e que fêmeas peladas não conseguiam, porém esta fêmea provou o contrário já está com 03 filhotes mas tem que ser criados, após o 5º dia, por outra fêmea pois senão continua a fazer a depilação dos filhotes ( tem que ficar igual a mamãe ).
Cada dia se aprende um pouco mais e só a observação e a persistência é que nos torna um pouco mais conhecedor ou descobrimos que sabemos muito pouco ou seja nada.

DESMISTIFICANDO

Esta femea foi galada colocou 02 ovos chocou e esta com um lindo filhote.

domingo, 6 de março de 2011

O CUIDADO COM OS FILHOTES

Se vocês não tem disponibilidade de tempo não tentem criar, pois os filhotes vão requerer uma grande disponibilidade.
Vcs podem também optar por fêmeas mais antigas e com grande amabilidade na criação. Mas terão de dedicar umas 02 visitas diárias a elas principalmente no período de gala e com filhotes.
Vamos ter que colocar o maior número de alimentos possíveis e que ela goste, para que possa escolher o que for melhor para os seu filhos. Agora eu tenho este tempo e, ficou bem claro com o tenebrio, em cada fase da alimentação dos filhotes a fêmea escolhe primeiro um tamanho se tiver em abundância, os outro não serão nem mexidos. Prometo escrever mais tarde sobre isto.
Como dizia o meu AVÔ amimal é o que come e tem que ser variado.
Não adianta colocar o que vc acha que é o melhor para o filhote, se a fêmea também nao achar. Não adianta também só colocar feijão com arroz pois vai faltar o resto, tem que ver o que nós dois concordamos (eu e a fêmea).
O tenebrio, eu gosto de retirá-los da caixa de criação e depois de 02 (dois ) dias é que os ofereço às fêmeas.
Nestes dois dias eles ficam na mistura que eu mais gostaria que as fêmeas alimentassem os filhotes, milharina, farinha lactea, neston,.... etc