Para entrar em contato: sc_portella@yahoo.com.br ou (21) 9699.7368


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

TUDO TEM SEU TEMPO

Tinha uma fémea de curio que deveria nascer o filhote em 21/01/2012, hoje fui la para ver e já descrente, e com tudo o que esta acotencendo em janeiro, não tinha nada nenhum filhote, ai retirei os dois ovos um branco e outro bem escuro, e coloquei os dois num pratinho de planta, ai fui colocar milho para as femeas com filhotes, fazer a farinhada e depois ao computador para uma verificação geral e tinha mais uma femea com 7 dias de choco fui verificar e como estava BRANCO fui colo calos junto com os outro, e qual foi a minha surpresa tinha algo se me chendo, que é isto: não é que o filhote tinha nascido ali  no pratinho. Ai foi a correria total pois já tinha lavado o ninho da mãe, estava molhado ainda, só tinha ninhos com a coloração mais clara, e esta é uma das femeas que não aceitou estes novos ninhos, coloca os ovos no comedouro mais não no ninho claro, e se coloco os ovos do comedouro no ninho escuro ela vai e choca normalmente. Retirei o ninho de uma outra femea que estava chocando, coloquei o filhote e mais um ovo branco é o que não falta este més ovos brancos, uma bela banheira e aguardar foram os 30 minutos mais longos, ela a principio ficou olhando, não chegava muito perto, ate que viu o filhote, ai o instinto materno falou mais forte.
OBS: a femea com 7 dias estava chocando em um ninho claro.
Em 28/01/2012 o filhote continua bem, não apresentando nenhuma alteração.

PARA REFLETIR

Recebi este texto e estou compartilhando...
Para refletirmos!
Esta é uma história de um fazendeiro bem sucedido. Ano após ano, ele ganhava o troféu Milho Grande da feira de agricultura. E o seu milho era cada vez melhor. Numa dessas ocasiões, um repórter ficou intrigado. Ele descobriu que o fazendeiro partilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos. O repórter perguntou: - Como pode o senhor compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos? Depois de pensar um instante, o fazendeiro respondeu: - Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização enfraquecerá a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar milho bom, devo ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom!. O repórter não soube mais o que perguntar. O milho daquele fazendeiro não poderia melhorar, se o milho do vizinho também não tivesse a qualidade melhorada”.
Que em nossas vidas consigamos compartilhar o que há de melhor em nós com todas as pessoas. Vamos abrir nossos corações.
São Francisco em uma de suas orações disse: “É dando que se recebe”.
Sempre temos que oferecer algo antes de recebemos.

sábado, 14 de janeiro de 2012

EM JANEIRO DE 2012 50 OVOS BRANCOS

Veja o que acontesseu por um descuido, na segunda quinzena  de Dezembro a neta veio e ai a criação ficou para segundo plano como era de se esperar, os galadores não receberam a devida atenção: banho, milho, farinhada, uma puxadinha, sol...... etc. Ficaram direto no criadouro sem nem ao menos ir para fora pegar um solzinho. Também as femeas ficaram sem a devida atenção.
As galas foram feitas sem os devidos acompanhamentos e sem a perceverançã devida, verificação com o papel branco, em alguns casos o macho estava ficando junto da femea, e como já não estão tao firmes não galarão.
Criar requer atenção total, não podemos em nenhuma hipótese relaxar, ou pagaremos como foi o caso 50 ovos brancos. Como sempre digo não erre pois a mamãe natureza não perdoa.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

AI TEMOS O RESULTADO?????

Antes de iniciar uma criação defina a linha de filhotes que pretende chegar. Pois só vai ter as respostas depois de um ano. Dependendo de cada filhote pois temos pássaros que só vão despontar apos a segunda muda.
Alguns vão mostrar todo o seu potencial com sei ou oito meses apos ter nascido. Mais foi um filhote que eu tinha a maior esperança pois era da minha melhor genética tanto do lado do macho como da femea e depois de sete ( 07 ) meses iniciou a cantar e só da uma nota mais repete esta mesma nota muito.
A genética é muito importante mais o resultado não o é. O que eu mais gosto é ver o resultado pois ainda não temos pássaros com um grande numero de cruzamentos com um mesmo fim, e sim cruzamentos do que esta dando certo ( matuto, violinha... etc ) só que estamos apurando muito um tipo único de filhotes e correndo o risco de ficarmos com pássaros muito fracos sem resistência a tudo e correndo o risco de exterminarmos todos os pássaros das nossas criações.
Dependendo do que cruzamos vamos ter um filhote que vai puxar o seu tataravó ai ficamos sem saber o porque ou o que foi de errado que fizemos.
Este ano esta totalmente atípico galadores já consagrados e quando fui verificar quem estava cheio ( com filhotes ) de 20 ovos somente 3 estão com filhotes.
Só temos que esperar para ver o resultado em muito dos casos a mistura é o mais correto pois temos que reproduzir o mais perto possível da mãe natureza.
O caminho e árduo mais muito gratificante, a cada cria, cada filhote que desponta, provando que os cruzamentos estão no caminho correto.